Ícone do site Lexical Coder

.NET 7 Release Candidate 1

Meu querido padawan .NET, é maravilhoso anunciar que chegamos à versão RC1 do .NET; a primeira de três versões até a versão final do .NET 7.

Como de costume de todas as versões, no .NET 7 temos muitas melhorias, mas é importante que você entenda que essa é uma versão de suporte curto, ou seja, será suportada oficialmente pela Microsoft até 14 de Maio de 2024.

Importante mencionar que a versão final do .NET 7 será lançada no .NET Conf 2022 (https://dotnetconf.net/), que acontece de 8 a 10 de Novembro de 2022! Vai ser um evento TOP! Bora participar?

Os binários dos instaladores em Windows, Linux e macOS se encontram no link abaixo: https://github.com/dotnet/core/blob/main/release-notes/7.0/preview/7.0.0-rc.1.md

Cloud Native

Chamamos de Cloud Native, ao conjunto de práticas para criar aplicações para ambientes Cloud, de modo a tirar vantagem da resiliência, escalabilidade e velocidade que esses ambientes proporcionam.

Com o .NET 7, temos várias melhorias para criar aplicações Cloud Native:

1) Container nativo no .NET SDK (https://devblogs.microsoft.com/dotnet/announcing-builtin-container-support-for-the-dotnet-sdk/)
Não é preciso mais instalar o Docker para usar containeres no ambiente de desenvolvimento.

2) Azure Function com .NET 7 (https://devblogs.microsoft.com/dotnet/dotnet-7-comes-to-azure-functions/)
Já é possível usar todas as novas capacidades do .NET 7 pra criar funções serverless com Azure Functions.

3) Transcodificação gRPC JSON (https://devblogs.microsoft.com/dotnet/announcing-grpc-json-transcoding-for-dotnet/)
Que facilita grandemente a adoção e depuração de aplicações que usam o protocolo gRPC.

Modernização

Existem muitas aplicações .NET mais antigas rodando por aí! Muitas mesmo em .NET Framework. Em algum momento, as empresas que usam essas versões se verão com a necessidade de mudar para o .NET 7 ou mais novo.

Para minimizar o problema da conversão de aplicações, desde as menores até as maiores, foi criado o .NET Upgrade Assistant, que nos fornece um passo-a-passo para modernizarmos códigos mais antigos.

Basicamente, foi criada uma arquitetura que permite a migração incremental de sistemas, ou seja, não é necessário migrar todo o sistema para ter o benefício de novas versões do .NET! Basta, usar a arquitetura apresentada nesse link: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/incremental-asp-net-to-asp-net-core-migration/, que funciona, inclusive, com .NET.

Performance

A partir do .NET Core, suas aplicações ficaram bem mais rápidas e a cada release, a Microsoft aproveita para fazer várias melhorias finas, que num todo, geram mais velocidade às suas aplicações e o resultado é que o .NET 7 tá muito rápido! Simples assim!

Houveram muitas melhorias de performance relacionados a reflection, On Stack Replacement (OSR), tempo de start-up, Native AOT, otimização de loops e expressões regulares. São vários pequenos pontos, que fazem uma grande diferença no geral.

Pra detalhamento do que foi feito, segue o link: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/performance_improvements_in_net_7/

.NET MAUI

.NET MAUI (Multi-platform App UI) é uma tecnologia que unifica APIs de várias plataformas em uma única, de modo que você pode escrever uma aplicação que irá executar nativamente em várias plataformas. Quais são as plataformas? Android, iOS, macOS, Windows e Tizen (usada em smart TVs)

Foram várias melhorias com o .NET 7, dentre elas, aplicações MAUI passam a ter somente um projeto que contém a lógica de todas as plataformas envolvidas.

Um código para todas as plataformas: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/introducing-dotnet-maui-one-codebase-many-platforms/

Produtividade no VS2022 para MAUI: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/dotnet-maui-visualstudio-2022-release/

Performance: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/performance-improvements-in-dotnet-maui/
Aqui, se destaca o start-up time, que é o tempo que a aplicação abre, que melhorou sensivelmente.

ARM64

ARM64 é uma arquitetura de processadores de bom desempenho e mais eficientes do ponto de vista energético, que usa tecnologia 64 bits.

Atualmente, existem muitos dispositivos móveis e servidores utilizando essa arquitetura e, na medida que ela ganha popularidade, a Microsoft avança mais e mais no suporte.

Então, com o .NET 7, foram feitos várias melhorias relacionadas a performance, uso de memória cache, geração de código e bibliotecas, que fazem o uso de aplicações .NET 7 rodarem bem mais “lisas” em ARM64; em alguns casos, até mais performance que em processadores x64 padrões! Massa né?

Detalhes podem ser acessados nesse link: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/arm64-performance-improvements-in-dotnet-7/

Desse modo, temos muitas melhorias a frente! Bom né mesmo meu caro padawan?

A propósito, você quer mesmo se tornar um desenvolvedor TOP DAS GALÁXIAS em .NET? Então, se junte à formação Extreme .NET e se mova em direção do seu ideal profissional!

Sair da versão mobile